07/10/2008



Profetas da Ecologia
Relatos de uma experiència

Meus trabalhos no Profetas (2006)
por Fernanda Antonio
estudante de arquitetura. UFRGS


- Mosaico no banheiro (parte de rejunte e limpeza). - Colocação de azulejos na cozinha. - Contatos para conseguir doações lajotas e azulejos. - Cobertura da laje dos banheiros com lona. - Atividades ligadas às instalações elétricas.

Minha primeira impressão chegando ao galpão foi realmente boa. Um local aparentemente degradado, onde as pessoas trabalham em condições insalubres, mas onde encontrei, em meio a tanto lixo, um cantinho de arte, um pedaço de esperança. Logo em seguida percebi que para realizar qualquer melhora no local é necessário um esforço imenso, tanto por falta de materiais, equipamentos, quanto por falta de experiência. Mas o trabalho ali é muito gratificante, a experiência e a vivência que se tem no nosso canteiro de obras são únicas.
Achei legal quando numa tarde chegaram duas meninas que trabalham no lixo para rejuntar o banheiro. Tive a oportunidade de (tentar) explicar algo pra elas fiquei feliz com o interesse delas. Gostaria que essas trocas acontecessem mais frequentemente. Um problema que noto no nosso trabalho é que muitas vezes, por falta de planejamento, os resultados obtidos não são tão bons quanto poderiam ser. Por exemplo, quando estávamos colocando os azulejos na cozinha, perdemos muito tempo fazendo um mosaico ao redor das torneiras e não ficou bom. Se tivéssemos esperado um pouco mais, teríamos feito da maneira adequada (colocar a lajota inteira) logo no início. O mesmo foi com o mosaico, passamos muito tempo limpando camadas grossas de rejunte porque em algumas partes não se limpou o rejunte na hora adequada. Acho que seria bem útil pesquisar um pouco mais sobre as técnicas a serem utilizadas (quando houver dúvida) para que se evitem erros assim. Acho que são pequenos detalhes que acabam economizando trabalho e material. Acho que a parte de fazer os contatos com lojas pra conseguir doações de lajotas foi bem legal porque até onde foi, funcionou bem. Também me senti bem porque a impressão que tive foi de que o Fuão gostou! Ah, já estou organizando o material pra entrar em contato com outras lojas, e vou mandar assim que estiver com internet na minha casa (em uns 15 dias). Com relação às instalações elétricas, bom, me senti muito mal por ter deixado a Camila sozinha nessa etapa tão difícil, embora tivesse avisado que tinha uma viagem marcada. Na parte da qual participei me senti meio inútil, já que não tenho conhecimentos sobre instalações elétricas, aí eu realmente não sabia fazer muitas coisas, também não sabia bem o que fazer.









Nenhum comentário: