24/11/2018

MANUAL COMO CONSTRUIR E REFORMAR UM GALPÃO DE TRIAGEM

MANUAL COMO CONSTRUIR E REFORMAR UM GALPÃO DE TRIAGEM


Livro: Saneamento ambiental e saúde do catador de material reciclável

Boletim Especial da ABES-SP 09/novembro/2018 | Auditório da Cetesb | São Paulo/SP


Lançamento do Livro: 
Saneamento ambiental e saúde do catador de material reciclável 
Encerramento DIADESOL 2018  


Edição 2018
Boletim Especial da ABES-SP 09/novembro/2018 | Auditório da Cetesb | São Paulo/SP



 
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABESSP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, finalizou nesta sexta, 9 de novembro, mais uma edição da campanha DIADESOL. Além de premiar os vencedores dos concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador, a iniciativa, que visa conscientizar sobre os resíduos sólidos, foi palco para o lançamento do guia “Saneamento Ambiental e Saúde do Catador de Material Reciclável”.
O evento contou com mais de 80 participantes e lotou o auditório da Cetesb, na capital paulista.
Integraram a mesa de abertura o presidente da ABES-SP, Márcio Gonçalves de Oliveira, a diretora e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Pública da seção, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, e o Diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos.
No primeiro momento, foi realizado o lançamento do livro, com a participação de autores da publicação, que tem coordenação de Roseane Souza. Em sua fala, Márcio Gonçalves parabenizou os envolvidos no projeto. “O livro é como um nascimento de um filho. Foi construído com muito amor e dedicação da ABES-SP, da Roseane e dos autores”, disse. “Parabéns para os autores que dedicaram tempo e buscaram construir um material de qualidade para transmitir e dividir conhecimento por meio da consulta sobre água, saneamento, resíduos sólidos, drenagem e esgoto”, enfatizou o presidente da ABES-SP. “É mais uma página importante para os resíduos sólidos e para a sua evolução. O setor deve se unir para construir um futuro melhor no saneamento básico”, afirmou e reforçou que o trabalho foi elaborado com vários autores olhando toda a cadeia dos resíduos sólidos. Disse também que um dos elementos principais neste contexto é o catador. “A política precisa acontecer. Estamos realizando ações para isso”, concluiu.
Roseane informou aos presentes que a distribuição da publicação é gratuita (acesse aqui). “A política pública deve olhar para as cooperativas e para os profissionais”, ressaltou e lembrou como nasceu a ideia do livro. “Fiz uma palestra na Expocatador e fui questionada por um catador sobre soluções na questão da saúde. Resolvi me aprofundar e levei o assunto para a ABES-SP”, contou. “Precisamos ajudar a política pública. É necessário juntar as cooperativas, os catadores, as ONGs e a sociedade para solucionar os problemas”, acrescentou a engenheira.
Carlos Roberto dos Santos falou sobre o significado da publicação para a área. “A Cetesb reconhece a importância dos catadores para a reciclagem do país. As cooperativas vêm crescendo e se aprimorando. O material é importante para a cadeia de reciclagem, logística reversa. Temos um avanço na reciclagem de resíduos”, disse.
Autores
O livro conta com capítulos de 18 especialistas. Alguns deles comentaram sobre a importância do trabalho desenvolvido.

Capítulo: Gestão, legislações e competências: o manejo de resíduos e o cooperativismo Autores: Ana Luísa Ferreira Pinto, Davi Quintanilha Failde de Azevedo, Gislaine Menezes Batista “Nosso capítulo trata do marco jurídico sobre a questão dos catadores de materiais recicláveis”, disse Davi Quintanilha Failde de Azevedo, que é Defensor Público do Estado de São Paulo. “Tratamos da normativa de como funciona a cooperativa em relação ao marco legal da lei de resíduos sólidos. Espero que com a publicação possamos fomentar a regularização das cooperativas para que tenham um suporte do próprio estado para as suas atividades”, salientou.

Capítulo: Limpeza pública e coleta seletiva Autor: Walter de Freitas “Me senti muito honrado em participar da construção do capítulo Limpeza Pública e Coleta Seletiva. Parabenizo à ABES-SP pela brilhante iniciativa, assim como todos os autores e os demais colaboradores desse livro”, frisou o diretor da Associação Brasileira de Limpeza Pública, Walter Freitas. “É necessário e é essencial que cada vez mais as pessoas se atentem à importância da preservação do meio ambiente e com certeza esse livro contribuirá para isso. Boa leitura a todos”, completou.

Capítulo: Sustentabilidade econômica na gestão de resíduos sólidos no brasil: introdução ao programa “payas-you-throw” / RPD Rodrigo Martins Campos de Oliveira Rodrigo Oliveira, conselheiro da ONG Ecos da Natureza e presidente da empresa Fral Consultoria, falou sobre a contribuição do livro para a área de resíduos. “Acredito que o Guia do Catador traz uma grande contribuição para o setor de resíduos sólidos, pois expõe diferentes perspectivas sobre o contexto atual e sugestões a serem desenvolvidas em prol de melhores condições de vida do catador. “A publicação discorre sobre as perspectivas legal, operacional, saúde e financeira, tornando-se um guia que permite ao setor público e privado impulsionarem a recuperação de materiais através da valoração do trabalho do catador”, destacou. Rodrigo falou também sobre sua participação. “Fiquei honrado em participar desta publicação e poder aprofundar a importância que incentivos econômicos tem para que o catador possa ser melhor remunerado. Quando um município desenvolve um programa de incentivo econômico, a população passa a realizar uma separação de materiais recicláveis muito maior e de melhor qualidade, consequentemente, o catador terá mais materiais para vender melhorando sua renda e condição de vida”, concluiu.

Capítulo: Logística reversa e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis Autores: Ayanne Santos Teixeira, Daniela Ferreira da Mota, Fabricio Dorado Soler Para Fabrício Dorado Soler, advogado especializado em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos, a importância da obra é trazer melhores práticas voltadas ao apoio do fomento das cooperativas. “Traz a prática com profissionais de implementação em ações de capacitação e do fomento das cooperativas. A obra foi lançada em um momento oportuno. Era uma carência do mercado. Vai subsidiar o sistema de logística reserva e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o especialista.

Capítulo: Cooperativismo e seus princípios Autora: Priscilla Silva Coelho A consultora de Gestão de Cooperativas, no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo – SESCOOP-SP, Priscilla Silva Coelho, ressaltou: “o cooperativismo vem como movimento e modelo econômico eficiente que promove o desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável. É uma iniciativa que congrega os catadores, proporcionando ganhos em escala e organização da produção em torno de um empreendimento pautado da gestão democrática e equidade entre os envolvidos.”

Capítulo: Aspectos construtivos de galpão de triagem Autor: Fernando Freitas Fuão O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Fernando Freitas Fuão não pôde estar presente no evento, mas preparou um vídeo, que foi transmitido na data. Ele disse que ficou estar feliz pelo lançamento e agradeceu à ABES-SP pela oportunidade de fazer parte do projeto. Também parabenizou a todos pelo esforço continuo, principalmente os recicladores. “Acho que eles são os grandes autores que estão por trás dos nossos nomes. E acho que, de alguma maneira, precisamos referenciar o tempo inteiro essa importância dos recicladores nesse processo, não só na questão ambiental, mas também na questão de autogestão, da autodeterminação desses coletivos nessa batalha de sobrevivência pela vida que sabemos que não é fácil”, enfatizou.

Capítulo: Riscos à saúde do catador de materiais recicláveis, medidas preventivas e assistência à saúde Autoras: Ana Maria Maniero Moreira, Delaine Romano, Elizabeti Yuriko Muto, Telma de Cássia dos Nery “É sempre muito bom contar com a força de uma instituição como a ABES-SP para realizar ações ambientais formativas como a edição de um Guia de apoio aos prefeitos, principalmente quando a bibliografia existente é extremamente reduzida, o que dificulta aos gestores municipais o acesso a informações técnicas”, afirmou a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, Delaine Romano. “Com a edição deste Guia, tenho a certeza que temos hoje mais uma publicação de credibilidade e referência no setor de resíduos e saneamento”, reforçou.

Capítulo: Sigor-Reciclagem: a ferramenta da política estadual de resíduos sólidos para  acompanhamento da gestão e dos fluxos dos resíduos  sólidos urbanos recicláveis no estado de São Paulo Autoras: Maria Fernanda Romanelli Alegre, Marina Balestero dos Santos A especialista ambiental Maria Fernanda Romanelli Alegre lembrou que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Planejamento Ambiental, elaborou o capítulo que apresenta o SIGOR Reciclagem enquanto ferramenta para o acompanhamento da gestão e dos fluxos dos resíduos sólidos urbanos recicláveis no estado. “Lançado em abril de 2018, a primeira etapa do SIGOR - Reciclagem objetiva cadastrar as entidades de catadores de materiais recicláveis que atuam no Estado de São Paulo. Conhecer as entidades, suas formas de atuação, estruturas físicas e grau de organização e formalização, bem como as principais necessidades e dificuldades enfrentadas, subsidiará o poder público e a iniciativa privada no planejamento das formas de apoio às entidades”, explicou ela. Assim, o SIGOR Reciclagem possibilitará a inclusão dos catadores na gestão integrada de resíduos sólidos e com a melhoria dos serviços prestados às prefeituras e nos Sistemas de Logística Reversa”, complementou.

Capítulo: Não há saúde sem valorização e pagamento justo Autor: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) Roberto Rocha, integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), destaca que a publicação é muito importante para a organização dos catadores. “Contribui para o trabalho no dia a dia da equipe técnica e os catadores, principalmente, com relação à saúde”, pontuou. “O material será muito útil para a profissionalização e organização dos catadores. Para as organizações de todo país”, finalizou.