12/04/2009


ARQUITETURA E ESPAÇO PARA GESTÃO DE RESÍDUOS
Aliatar Silveira Neto
O problema dos resíduos é extremamente complexo e possui uma gama enorme de soluções. Inicialmente é necessário compreender que resíduo é uma denominação que abarca uma grande variedade de subprodutos de consumo, produção e prestação de serviços. Cada variedade de resíduo possui especificidades muito próprias, assim como o são as necessidades de tratamento destes. Este trabalho teve como objetivo o resíduo sólido urbano e domiciliar, RESUD, e dentro deste o correto tratamento dos resíduos recicláveis em Florianópolis, SC. A escolha por este tipo de resíduo teve como motivação o fato de este ser um subproduto do nosso dia-a-dia, um resultado direto de nossas vidas urbanas e consumistas. O RESUD é o tipo que apresenta maior volume absoluto, pois é o resultado da contribuição de cada individuo. As estratégias para a solução do problema dos resíduos passam por três etapas principais: Redução, Reuso e Reciclagem, nesta ordem.
A reciclagem, apesar de não ser a primeira opção como atitude visando à redução dos resíduos, possui uma importância vital na gerencia dos resíduos das cidades, pois existe toda uma rede pré-estabelecida de trabalhadores dependentes desta prática.
Alem da sua importância social, a reciclagem continuara sendo a atitude de melhor viabilidade econômica, mesmo que se mude radicalmente os padrões de consumo, pois seria quase impossível livrar o planeta de materiais com grande potencial de reciclagem, como o vidro, os plásticos ou os metais.
Em média 25 a 30% dos RESUD são recicláveis. Quando se renova o ciclo de um objeto é possível: Reduzir o consumo de energia Consumir menos ou nenhuma matéria prima Evitar a utilização de produtos químicos nocivos Aumentar a vida útil dos aterros sanitários Gerar emprego e renda
Resíduos recicláveis em Florianópolis
Em 1986 a COMCAP, Companhia de Melhoramentos da Capital, implantou o projeto beija-flor em alguns bairros estabelecendo de forma pioneira a coleta seletiva pelo
sistema porta-a-porta. O sistema é similar à coleta convencional onde os garis recolhem de casa em casa, tendo como diferença o tipo de veiculo, um caminhão baú comum, ao invés do caminhão compactador. Apesar de o custo inicial do veiculo ser menor na coleta seletiva, o custo por tonelada recolhida é bastante superior, pois a coleta é mais lenta e boa parcela da população não separa devidamente seus
resíduos recicláveis. O trabalho dos catadores somado a coleta seletiva formal da COMCAP tem retirado 5% do lixo reciclável da cidade. Este resultado supera o da maioria dos municípios no Brasil, porem ainda esta muito longe do ideal. O volume de materiais coletados seletivamente tem aumentado nos últimos anos graças à ação da COMCAP, que estendeu a coleta seletiva porta a porta para aproximadamente 87% da população,
porém os resultados têm baixa eficiência relativa.
A maior parte dos resíduos recolhidos é destinada aos dois principais grupos organizados em Florianópolis, a Associação de Recicladores Esperança – ARESP e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis - ACMR. Estas duas associações operam galpões cedidos pela COMCAP que ficam próximos ao centro de transferência de resíduos sólidos - CTReS no bairro Itacorubi.
Para o desenvolvimento da proposta de trabalho foram feitas análises comparativas entre os modelos de coleta de Florianópolis e Londrina, município que obteve resultados expressivos na implantação do seu programa de coleta seletiva, obtendo em três anos o aumento do material recuperado de 1% para 23%.
A proposta
O proposta tem inicio com a integração de duas redes, de certa forma informais, que já existem na Ilha: a dos catadores e a dos depósitos de recicláveis. Esta integração deve ocorrer como forma de experiência, nos lugares que não possuem coleta seletiva. São estabelecidas rotas, sendo estas, quando possível, de responsabilidade de catadores residentes próximos. A aproximação junto à população deve acontecer
de forma gradativa, devendo haver distribuição dos materiais, sacolas plásticas e folhetos explicativos. Este tipo de intervenção, aproximando os catadores da comunidade, foi fundamental ao sucesso da experiência de Londrina.
A experiência deve iniciar em uma pequena área para que se monitorem os resultados. Quando constatada a eficiência do processo em determinada área, o serviço deve ser expandido para as áreas adjacentes. Atingido um alto nível de participação da comunidade na primeira etapa, deve-se iniciar a proxima, que tem como prioridade a substituição da coleta seletiva formal da COMCAP, pela coleta seletiva descentralizada. Este processo deve ter inicio no norte da Ilha, sendo ai a maior concentração de depósitos de recicláveis. A substituição deve ser gradativa e constantemente monitorada. Esta etapa tende a ser especialmente delicada, pois pressupõe a mudança da rotina de uma população acostumada ao serviço quase onipresente da coleta seletiva da COMCAP. Esta substituição tem como necessidade uma proposta de educação sócio ambiental para a comunidade. É preciso que os moradores compreendam o impacto representado por esta mudança e façam parte dela.
Como continuação do trabalho foram propostos modelos de galpões de triagem que tem como diretrizes:
− Agilidade na construção, possibilitando uma resposta mais rapida as demandas da malha urbana.
− Construção modular, permitindo ao modelo adaptar-se a diversos tamanhos e tipos de terrenos.
− Uso de técnicas e materiais comuns ao local.
− Evitar a dependência de maquinas, tanto para climatização com para movimentação de carga.
Seguindo estas diretrizes foram elaborados modelos em concreto pré-fabricado construídos com o mínimo de peças. Este material também possui como vantagem possibilitar o uso de agregado reciclado, alimentando a cadeia de reciclagem de materiais de construção.
O desenvolvimento dos espaços de triagem foi feito com base em modelos genéricos de terrenos, que representam de modo geral as variedades de relevo mais comuns, a fim de testar a capacidade de adaptação do modelo proposto. Foram desenvolvidas propostas para declive, aclive e aclive/declive lateral. Estas variedades levam em conta a relação da rua com o lote. Para cada situação foi proposto também um espaço explorando o mínimo de utilização.
Ponto importante do processo de triagem é a alimentação das mesas onde esta ocorre. A solução adotada foi a alimentação por gaiolas suspensas. Para tal é necessário que haja desnível entre as mesas e o local de chegada dos resíduos brutos. Para vencer este desnível foi desenvolvido um elevador que, utilizando peças simples, possibilita uma grande redução no esforço necessário para movê-lo. O mecanismo consiste em uma associação de polias e cabos de aço, que levanta uma gaiola de aço tubular galvanizado. Na gaiola são instaladas polias que permitem ao elevador deslizar verticalmente sobre os pilares que apóiam sua estrutura. A associação de polias aqui apresentada representa uma redução de esforço teórica de 16 vezes em cada um dos dois conjuntos. A movimentação deve ser feita por manivelas associadas a rodas dentadas.