17/08/2009

O PAPEL DO PAPEL
Gladys Neves
Escrever no papel
O papel do papel
O papel do professor na sala de aula
O papel na lixeira
O papel nas mãos dos catadores
O nosso papel na vida.
Há 4 ou milhares de folhas de papel
No xerox, nas repartições, nas escolas
Desperdiçadas pela era Kleenex
Descartando sonhos e embrulhando em papel pardo
O pouco de vida que nos resta.

TEMPO DO DESPERDICIO
Gladys Neves
Tempo da abundância
Momento de construção
Acumulação gera o desperdício
O desperdício do tempo, desperdício das folhas, das palavras.
O excesso de informação – faz o desperdício na Internet
Sociedade de abundância – do muito, muitas tVs, muitos carros, muitos computadores, muita comida, muita fome, muita exclusão, muito consumo, muito gasto, muita água, muito ar, que poderão acabar e aí...
Desperdício de tempo, quantas horas ficamos trancados no trânsito das grandes cidades ou nos ônibus coletivos urbanos, quanto tempo ficamos parados na frente de uma TV ou do computador sem nada ver ou fazer, quanto tempo perdemos...onde está este tempo perdido? Na lixeira dos nossos computadores? Então, recicle o ciclo!
Deixar passar o tempo é desperdiçar ...a própria vida tem seu tempo, tempo de nascer, tempo de crescer, tempo de morrer e fecha-se outro ciclo.
Cada dia o seu cuidado, cuidado com o ambiente, com a saúde, com as pessoas, com a água, com o ar, com os bichos enfim o cuidado é o não desperdício. É não deixar transbordar o copo, é não deixar cair as sementes, os grãos pelas frestas e as aparas das nossas almas.
Enfim, dar fim à dispersão do desperdício, como se fosse uma collage!
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade”. Carlos Drummond de Andrade